Vou ser feliz e volto logo

Monday, August 13, 2007

Mais um dia ... acessar a rede, ver as notícias e oportunidades... festivais de cinema rolando e o "também sou teu povo", documentário que dirigí que fala sobre a religiosidade em Juazeiro do Norte através do olhar das travestis está em mais uma participação... surpresa no buscador ... deu na Ilustrada da Folha de São Paulo: Filme cearense vence Festival de Cinema da Diversidade Sexual.

Muito bacana... depois de já estar em outras produções, sermos contemplados com essas premiações.

1º For Rainbow

"também sou teu povo" levou os prêmios:

- Desenho Sonoro.
- Montagem.

Agora é esperar o dia acabar pra dormir com a cabeça bem leve!

Thursday, August 09, 2007




Universo criativo da região do cariri tem destaque no trabalho do artista hipermídia Franklin Lacerda


Aberta no dia 03 de agosto, está em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste, a exposição Fotopintura: encontros inusitados, do artista plástico, cineasta e produtor cultural Franklin Lacerda.


De 03/08 à 28/09 das 13 às 21h entrada é franca.



A Exposição Fotopintura:encontrosinusitados surgiu do interesse pessoal pela estética da arte popular brasileira, mais precisamente da fotopintura popular, e da importância dessa técnica para a cultura da região nordeste do Brasil.
Depois de pesquisar a respeito da fotopintura no cariri cearense, procurei conhecer todo o processo que envolve o ofício, desde a encomenda das fotos, o “feitio” da pintura, até o perfil dos consumidores.
Nessa pesquisa descobri que essa arte estava sendo engolida pelas novas tecnologias, e o mercado, por incrível que pareça, continuava o mesmo. Utilizando-se das novas ferramentas, os artistas já não querem mais trabalhar da forma artesanal, agora eles fazem todo o trabalho de captura e pintura das imagens com o auxílio do computador.
Foi a partir da observação dos elementos que compõem o fazer da fotopintura que descobri a força que o imaginário popular exerce na materialização do ideal de vida dos consumidores desses produtos, pois através dessa técnica se realizam as mais diversas fantasias, como fazer o registro de encontros que não puderam acontecer.
A partir desse pressuposto resolvi associar a fotopintura a um questionamento bastante forte no mundo contemporâneo, à questão da privacidade e a manipulação de imagens. É muito comum hoje em dia os jovens criarem espaços virtuais na internet para divulgar seus trabalhos ou simplesmente expor suas fotos e vidas.
Resultado de inúmeras vivências em fotologs (diários de imagens feitos para a internet) a exposição Fotopintura:encontrosinusitados, procura discutir a dinâmica da sociedade do Espetáculo, que foi assunto e título da obra do pensador Guy Debord, no tempo da internet e da cultura do faça-você-mesmo. Debord dizia: “O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens”. No mundo contemporâneo a Cultura de rede não se configura, por si só, como um espetáculo; ela se transforma em espetáculo através da relação social entre imagens, mediadas por pessoas. A Proposta é promover uma subversão desse trabalho procurando deslocar a atenção do universo tradicional da fotopintura popular para os assuntos do mundo contemporâneo, através da apropriação e manipulação de imagens de personalidades retiradas da internet, e a utilização da estética e do imaginário da fotopintura.





Franklin Lacerda



Vontades...



palavrinha danada, possui poder de nos colocar em situações de limite e superação ... aprendí a aceitar e seder as minhas... vontades... que sempre foram muitas, diversas...


Foi através delas, das vontades, que me permití realizar desejos... outra danada ... cheia de vontades muitas ... parecem iguais nas suas semelhanças... o que sei é que a permissividade incutida nessas palavras é geradora de uma "produção" ... e isso, pra mim, agora, é sinônimo mesmo de possibilidades... muitas... e que serão bem exploradas.



ainda percorrendo o meu caminho pra felicidade ... mais sempre com um pé aquí e acolá... permitindo o regresso.